Enter your keyword

 

No objetivo de atender a legislação brasileira que garante a valorização e formação dos trabalhadores em Educação, a Escola do Futuro propõe o curso técnico de nível médio em Secretaria Escolar, que formará trabalhadores para exercer funções administrativas em instituições de ensino de rede pública e privadas. O referido curso pretende contribuir para a formação profissional de funcionários da educação, com princípios que orientam a educação profissional em geral. Tal qualificação simboliza o reconhecimento social do técnico em educação e garante o seu direito à profissionalização do funcionário em efetiva atividade e de outros cidadãos que a desejarem exercer. Os aspectos pedagógicos e a organização de ensino ofertada propõem uma experiência desafiadora e motivadora, tornando mais acessível o ensino e a aprendizagem ao aluno, à medida que vai desenvolvendo um processo de aprendizagem, uma vez que o público alvo do curso apresenta a necessidade de conciliar estudo e trabalho, e traz ainda uma carga de experiência de vida que, sem dúvida, influencia sua motivação para estudar e apreender. Uma parcela da população jovem que concluiu o ensino médio e que não escolheu ou não foi possível continuar seus estudos a nível superior e que pretende ingressar no mercado de trabalho com uma capacitação que lhe amplie as possibilidades tem no referido curso a oportunidade de fazê-lo a partir de uma proposta curricular que responde ás exigências de formação para as novas demandas na educação.

Inserir o pessoal que trabalha em Secretaria de Escola, no contexto das transformações por que passa o Ensino Fundamental e Médio no Município, no Ceará e no Brasil, capacitando-o para o registro fidedigno dos fatos escolares e uma efetiva participação na formatação da Proposta Pedagógica da Educação Básica.

Contribuir para a formação critica e ética frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade;

Estabelecer relações entre o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia e suas implicações para a educação profissional e tecnológica, além de comprometer-se com a formação humana, buscando responder às necessidades do mundo do trabalho;

Possibilitar reflexões acerca dos fundamentos científico-tecnológicos da formação técnica, relacionando teoria e prática nas diversas áreas do saber;

Conhecer os principais elementos, fundamentos e princípios de sua profissão; compreender as principais concepções de Gestão Escolar e como estas;

Ressoam no planejamento educacional escolar;

Compreender e analisar as questões relativas aos meios e fins da educação, considerando processualmente o diagnóstico, a execução e a avaliação em perspectiva crítica.

O profissional formado no curso técnico em secretaria escolar exerce suas atividades no ambiente escolar, por meio da administração dos processos, recursos e espaços. Com isso, ele ajuda a organizar e mediar toda a comunidade escolar, se tornado um dos principais responsáveis em gerir novas tecnologias e estratégias na escola onde trabalha.

Desse modo, ele acaba atuando diretamente com o projeto pedagógico de seu ambiente escolar, sendo um importante intermediário entre pais, professores e alunos. Além disso, suas atividades podem ser realizadas em escolas públicas ou privadas de todos os níveis (infantil, fundamental, médio e EJA), centros de formação profissional e capacitação pessoal, órgãos públicos e redes públicas e privadas de ensino.

Isso tudo torna a grade curricular do curso técnico em secretaria escolar bastante variada, pois esse profissional deve ser capaz de lidar com diversas situações e tarefas em seu cotidiano. Entre elas, podemos destacar: o atendimento ao público (pais e estudantes) e aos docentes, matrículas, planos de ensino, planejamentos gerais, acompanhamento e participação em diversas decisões administrativas e didáticas da escola, organização de documentos, etc.

 

Entre tantos conteúdos, podemos destacar a História da educação, Fundamentos Econômicos da Educação, Legislação Educacional, Políticas Públicas em Educação, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização, Fundamentos Metodológicos em EJA, entre tantos outros.

Um dos principais diferenciais dessa grade curricular é o ensino de diversos campos da educação, formando profissionais críticos e bem informados. Desse modo, o curso técnico pode ser uma porta de entrada bastante importante no mercado de trabalho e abrir uma porta que depois pode ser aprofundada com cursos superiores em pedagogia ou licenciaturas.

WILIANA SILVA

Telefone: (88) 8886-5650

E-mail: wilianaigt@gmail.com