Enter your keyword

 

A radiologia constitui um alicerce fundamental no campo da saúde, podendo ser usada tanto no diagnóstico quanto no tratamento de condições clínicas. Além da importância diagnóstica, a radiologia se destaca também pelo caráter preventivo, beneficiando principalmente pacientes. Descoberto há mais de um século, o raio X vem se aprimorando e permanece como um dos mais importantes exames de triagem médica. Graças às técnicas de diagnóstico por imagem, é possível visualizar e avaliar com precisão e detalhamento condições clínicas que antes precisavam ser exploradas de maneira mais invasiva — cirurgicamente — ou permaneciam desconhecidas. A aplicação da radiologia se estende pelas mais variadas especialidades médicas, permitindo a análise de imagens do corpo humano de vários ângulos, em situações diversas e com objetivos distintos, da análise diagnóstica e preventiva ao monitoramento da evolução do quadro clínico ao longo do tratamento. Atuando na produção dessas imagens, o técnico de radiologia tem papel também na prevenção por meio da conscientização de pacientes sobre a qualidade das imagens, orientando-os corretamente durante o exame.

O Curso de Nutrição da UniFIC  busca formar um profissional generalista, tecnicamente competente, crítico, criativo e humanizado, consciente do seu compromisso social. Este profissional deve ter formação flexível para que possa acompanhar de forma sistemática e crítica os permanentes desafios tecnológicos e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, antevendo-as e ampliando espaços, considerando e incorporando princípios humanísticos que valorizem a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Deve também ter como princípio a educação continuada enquanto um processo permanente que garantirá a sua atuação na sociedade de forma competente e responsável, visto que a formação profissional deve ser entendida como um processo contínuo de construção de competências que demandam de aperfeiçoamento e atualização constantes. A liderança, a capacidade de tomar decisões e de interagir com outros profissionais deve, também, compor o perfil profissional do egresso.

O trabalho do Técnico em Radiologia consiste na operação de equipamentos para realizar exames clínicos por imagem, radiografias odontológicas e do corpo, elaborar laudos de diagnóstico e realizar a aplicação de tratamentos de radioterapias e afins, tanto para pessoas quanto para animais, em clínicas veterinárias.

Desse modo, esse profissional possui uma importância estratégica para a saúde da população. É a partir de seu trabalho que são identificados e controlados diversos tipos de doenças. Por meio do resultado dos exames realizados com radiação, os médicos podem definir um diagnóstico acurado sobre os seus pacientes e traçar a melhor estratégia de tratamento e recuperação.

Além das aplicações mais comuns, vinculadas intrinsecamente à área médica e da saúde, existe espaço no mercado de trabalho para Técnico em Radiologia nos campos ambiental, científico, metalúrgico e alimentício, como será mostrado a seguir.

 

A atividade do radiologista o expõe a complicações de saúde? Sim e não. Como ele fica exposto à radiação, é preciso cuidado com os limites que o corpo humano suporta.

Porém, de acordo com a STAR Telerradiologia, o desenvolvimento tecnológico tanto dos equipamentos de diagnósticos por imagem quanto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para o setor de radiologia têm garantido cada vez menos riscos aos profissionais.

Isso porque os aparelhos atualmente emitem cada vez menos radiação ionizante, responsável por causar danos à saúde, e o radiologista também dispõe de vários EPIs, como aventais de chumbo, protetores de tireóide e óculos plúmbeos. Além disso, também há benefícios, como adicional de insalubridade e periculosidade.

WILIANA SILVA

Telefone: (88) 8886-5650

E-mail: wilianaigt@gmail.com