Enter your keyword

 

O Técnico de nível médio em Eletrotécnica encontra espaço no mercado do trabalho, principalmente, na indústria e empresas de prestação de serviços. No Estado do Ceará, a área de indústria vem reafirmando sua importância, e, com o crescente desenvolvimento em várias regiões, exigindo ampliação na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, conservação de energia, dentre outros. Este crescimento tem demandado a utilização intensiva de novas tecnologias para automação e melhoria da qualidade da produção. Até mesmo a área de turismo, importante segmento do setor de serviços no Estado, vem contribuindo para a criação de postos de trabalho no setor industrial. Nesta área, os equipamentos cada vez mais sofisticados são utilizados requerendo profissionais cada vez mais qualificados para a execução de serviços técnicos e a realização de sua manutenção.

O Curso de Educação Profissional Técnico em Eletrotécnica objetiva formar um profissional cidadão detentor de um conjunto de conhecimentos que favoreçam sua atuação crítica e participativa na sociedade, com vistas ao desenvolvimento de atividades voltadas para planejamento, projeto, execução e manutenção de instalações elétricas prediais e industriais, necessárias à consecução da melhoria da qualidade de vida em sociedade, pautando sua atuação em princípios éticos, humanísticos, científicos e tecnológicos, requeridos por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.

Formar Técnicos de Nível Médio em Eletrotécnica aptos a: Dominar os princípios básicos que norteiam a eletroeletrônica, articulando esses conhecimentos com as normas técnicas afins à segurança do trabalho.

 À saúde e ao meio ambiente;
 Operar equipamentos eletroeletrônicos;
 Realizar medições eletroeletrônicas em instalações elétricas, utilizando corretamente os equipamentos de medições;
 Utilizar equipamentos e materiais eletroeletrônicos na execução e manutenção de instalações e equipamentos, aplicando corretamente manuais e catálogos;
 Elaborar projetos de instalações de acordo com os limites permitidos para o técnico de nível médio;
 Planejar, executar e gerenciar a manutenção de instalações e equipamentos eletroeletrônicos;

 

Não confunda eletrotécnica com eletrônica: a eletrotécnica está relacionada aos processos ligados a geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica. Já a eletrônica tem por finalidade lidar com redes elétricas no circuito em modos de controle, trabalhando com grandezas elétricas de pequenas amplitudes e frequências elevadas.

WILIANA SILVA

Telefone: (88) 8886-5650

E-mail: wilianaigt@gmail.com