Enter your keyword

 

O Curso de Educação Profissional Técnica de nível médio em Análises Clínicas atende a Política Nacional de Educação Permanente que objetiva descentralizar a elaboração de políticas de educação e das ações de desenvolvimento dos trabalhadores da saúde a partir das necessidades locais, através do apoio à articulação entre gestores do SUS e instituições formadoras. A necessidade de formação de técnicos em Análises Clínicas para a implementação e execução das atividades técnicas relativas às analises microbiológicas, morfológicas, químicas e físicas de fluidos e tecidos orgânicos tem sido uma demanda apresentada pelas regiões pela Mesorregião do Sertão Cearense. A estrutura ora proposta pela ESCOLA DO FUTURO visa a uma preparação técnica em Análises Clínicas na modalidade de educação profissional técnica de nível médio, mediante 1800 horas, sendo 1200 horas de disciplinas teórico-práticas e 600 horas de Estágio Supervisionado para a formação do Técnico em Análises Clínicas.

O Curso de Educação Profissional Técnica de nível médio em Análises Clínicas tem como objetivo habilitar profissionais de saúde para o exercício das atividades técnicas relativas às análises microbiológicas, morfológicas, químicas e físicas de fluidos e tecidos orgânicos, exames anatomopatológicos, auxílio à pesquisa e atividades em banco de sangue.

  Habilitar profissionais em análises clínicas para a prestação de serviços específicos à comunidade na área da preservação e recuperação da saúde;

  Desenvolver competências técnicas duradouras que favoreçam e contribuam para a laboralidade;

  Desenvolver nos estudantes, atitudes e valores éticos necessários ao exercício da profissão, cooperando assim com seu aprimoramento como pessoa humana, e com o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e do seu pensamento crítico;

  Favorecer a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, tendo em vista o desempenho profissional;

  Utilizar de forma eficiente às novas tecnologias disponíveis para o seu desempenho profissional;

  Atender, com qualidade, à demanda existente no mercado, formando técnicos
empreendedores, capazes e inovadores, participantes ativos da evolução produtiva do país;

  Ampliar os princípios do processo de trabalho para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, assegurando o aprofundamento do saber fazer, nos diversos níveis de atenção e contextos, onde suas práxis se desenvolve.

Colher materiais biológicos em condições de serem usados para análise e pesquisa. Essa é uma das principais características do profissional que atua como técnico em Análise Clínica. O trabalho do técnico é realizar corretamente todo o processo de funcionamento dos laboratórios, tanto no manuseio de materiais recolhidos como na forma de trabalhá-los para diagnóstico.

Além de laboratórios de análise, esse profissional também é apto a atuar em hospitais, clínicas médicas e demais estabelecimentos ligados à saúde que trabalhem com coleta e análise de materiais biológicos. O foco da coleta de resíduos e de materiais é de qualificá-los para a realização de exames, identificando, assim, parasitas ou demais organismos que estiverem na composição do que foi analisado. Os profissionais de nível técnico não podem de forma alguma efetuar liberação de laudos, resultados e perícias, assim como responder sobre o laboratório. Cabem ao profissional graduado como bacharel as responsabilidades e competências legais sobre possíveis erros cometidos. Os bacharéis possuem o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT).

 

Para aqueles que desejam cursar uma graduação após o curso técnico, uma excelente opção seria a graduação no curso de Farmácia. A oportunidade de crescimento e de descobrir novas possibilidades de emprego serão aumentadas consideravelmente. O curso de Farmácia tem na sua grade disciplinas voltadas para as análises clínicas, o que tornará a graduação ainda mais interessante e motivadora.

WILIANA SILVA

Telefone: (88) 8886-5650

E-mail: wilianaigt@gmail.com