A Secretaria Acadêmica é um órgão de apoio suplementar da Faculdade. É responsável pelos registros acadêmicos, abrangendo todos os serviços de escrituração, arquivos, correspondência e expediente dos cursos.
Ela mantém sob sua responsabilidade direta a guarda de livros e arquivos próprios aos assentamentos e registros pertinentes à vida acadêmica dos alunos. A documentação dos alunos em atividade acadêmica será mantida em pastas individuais, cuja organização observará a ordem cronológica de sua entrada. Ela expede correspondências, declarações, certificados, transferências de discentes e demais documentos relacionados com as demandas acadêmicas.
Os serviços da Secretaria Acadêmica são coordenados por um Secretário Acadêmico e por auxiliares. Eles são responsáveis por:
I – organizar os serviços de secretaria e de apoio acadêmico no âmbito da graduação, da pós-graduação e da extensão;
II – abrir e encerrar os termos referentes aos atos acadêmicos, submetendo-os à assinatura do Diretor Geral;
III – Organizar os arquivos e prontuários dos alunos, de modo que se atenda, prontamente, a qualquer pedido de informação ou esclarecimentos de interessados, da Direção Acadêmica e da Direção Geral da Faculdade;
IV – organizar o controle acadêmico, de modo que garanta a segurança e a correção desses registros e assegure a preservação dos documentos escolares, bem como manter atualizados os prontuários dos alunos;
V – garantir o atendimento aos órgãos da Faculdade, docentes, discentes e comunidade em geral nos assuntos referentes aos registros acadêmicos;
VI – apresentar à Direção Acadêmica, à Coordenação de Curso e à Direção Geral, em tempo hábil, todos os documentos a serem visados ou assinados;
VII – responsabilizar-se pela movimentação e guarda dos arquivos acadêmicos que devem ser mantidos em lugar de total e absoluta segurança, sendo manuseado tão somente por pessoal vinculado à Secretaria Acadêmica;
VIII – atender às solicitações da Direção Acadêmica, no âmbito de sua competência;
IX – encaminhar, semestralmente, à Direção Acadêmica e à Direção Geral, para apreciação e envio à Mantenedora, estatísticas sobre a movimentação de discentes (matrículas, trancamentos de matrícula, transferências e evasões);
X – organizar o relatório anual das atividades da Secretaria, encaminhando-o à apreciação da Direção Acadêmica;
XI – praticar todos os atos que lhe são atribuídos pela legislação de ensino e pelo Regimento da Faculdade.
Responsável:
Maria Neirismar Barreto de Oliveira.
Telefone: (88) 99999-1542
E-mail: coordenacoes@ficcesb.edu.br