Enter your keyword

Parceria entre a UniFIC e Mulheres Unidas Balança Vencida chama atenção pela inovação e adesão

A universidade tem como objetivo precípuo a difusão e a geração de conhecimentos. No seu papel social, as Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC concebem a construção de uma sociedade igualitária e democrática e reconhecem que esse caminho requer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Esse viés é mais do que um discurso acadêmico, constitui uma direção da construção de uma universidade ativa, autônoma, democrática e incisiva nas intervenções sociais que, efetivamente propiciem a inclusão da maioria, de acordo com suas necessidades concretas.

Nessa perpectiva, a UniFIC estabelece constantes parcerias e faz jus ao seu nome “integradas”,  e se afirma em atuações assertivas, postitivas e eficazes. Na sociedade, existem frentes que objetivam a geração de soluções por meio de metodologias, ações e práticas e são contextos diversificados, em que cabe o apoio dos conhecimentos produzidos pela academia, ao passo que, também, já são, por natureza, cenários expoentes de posssibildades, como trocas de experiências e outras produções humanas.

Sejam empressas, ONGs, igrejas e outros ajuntamentos sociais, cabem à interface da universidade, seja para se afirmarem no que já realizam, seja para contribuirem para própria universidade nesse caminho de aproximá-la da sociedade.

A UniFIC firma parceria com uma dessas dianteiras, que vem desenvolvendo um excente trabalho com mulheres na cidade de Iguatu, Ceará. A parceria da vez é com o grupo Mulheres Unidas Balança Vencida – um projeto que surgiu no ano de 2020, em uma reunião com 06 amigas, e é liderado pela Carina Uchôa, acadêmica do curso de Bacharelado em Nutrição, da UniFIC. Desde então, vem se propagando e alcançando muitas mulheres, com o intuito de transformar e alcançar ainda mais pessoas. De acordo com a organizadora,  foi criado especialmente para quem tem muitas dúvidas sobre quantidade de comida no prato, e outras que surgem no processo de emagrecimento e que impedem as pessoas de atigirem esse objetivo.

Segundo a direção da UniFIC, a IES não sabia dessa iniciativa, num primeiro momento, e o projeto se firmava sem apoio formal de nehuma academia.

A visibilidade das redes sociais tornou a ação conhecida, sem falar dos resultados que várias mulheres apresentaram, como emagrecimento e engajamento ao projeto.

No dia  25 de janeiro de 2022, no auditório da UniFIC, reuniram-se tais participantes do projeto e a gestão da IES. Estiveram presentes no evento a diretora presidente da UniFIC, professora Sandra Maijane Soares de Belchior, o coordenador acadêmico, o professor Mestre Francisco Ivo Gomes de Lavor, e as coordenadoras Maria Alanna Carvalho Lima (da saúde) e Maylla de Oliveira Lima (dos estágios).

Foi destaque ainda, a presença da Rose Morais, ex-vocalista da Banda Forró Real, consultora de imagem e estilo, da cidade do Crato, Ceará. Na sua fala validou o potencial do projeto e se disponibilou apoiá-lo. Disse que a imagem potencializa o desenvolvimento pessoal e profissioanal, “sua real imagem”, reiterou. Disse ainda que como a pessoa se ver, assim ela é.

Na ocasião, a diretora presidente se compromete em disponibilizar a estrutura e as políticas da IES para fortalecer o projeto. Na mesma linha, o coordenador acadêmico, Ivo Lavor, destacou o enorme potencial do plano, podendo o mesmo se integrar à extensão, à pesquisa e a outras frentes pedagógicas da UniFIC.

A curto prazo, definiu-se que participará do Programa Centro-Sul em Debate, em fevereiro do corrente ano. A longo prazo, pretende-se escrever um livro, na tônica de eternizar e foralecer mais a ainda o traçado.

Conclui-se que essas iniciativas críticas e insurgentes dão consistência à crença de que a universidade deve estar mais próxima da sociedade. Além do mais, insta-se afirmar que sempre existe a possibilidade de superação nessa proposta de intervir e fazer o social. A UniFIC elabora  um outro código de sociabilidade,  civilidade e de relação com o público, na região Centro-Sul do Estado do Ceará, encabeçando um paradigma de pensamento inovador que indaga saberes, outras práticas, outros sujeitos, outros imaginários capazes de conversar com o diverso e o dinâmico. A UniFIC se constrói como faculdade do social, igualitária e interventora nas inquietudes humanas.

Escrito por: Prof. Me. Ivo Lavor – Coordenador Acadêmico da UniFIC