Enter your keyword

NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE/NÚCLEO DE APOIO PSICOLÓGICO-PEDAGÓGICO

A partir da premissa de protagonismo do discente e em conformidade com sua missão institucional, a UniFIC possui políticas de atendimento aos mesmos implementadas e consolidadas de acordo com as especificidades institucionais e com a necessidade dos discentes.

Busca-se promover o bem-estar ao discente, facilitando sua ambientação, integração e sociabilidade a partir de atividades que possibilitem a construção de aprendizagens diversas, a superação de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e a formação cidadã.

As ações são efetivamente viabilizadas por meio de um suporte multidisciplinar, que inclui espaços físicos, com os laboratórios e setores institucionais, docentes qualificados, pessoal técnico-administrativo especializado e um aparato tecnológico.

São objetivos dessas ações:

I. Construir aprendizagens diversas, seja no campo da própria formação técnico-profissional, seja no terreno da constituição da cidadania;

II. Superar ou minimizar eventuais dificuldades e fatores que possam interferir nessas aprendizagens, considerando as diversas formas em que venham a se apresentar: psicológica, didático-pedagógica, social, jurídica e de saúde, observados os limites inerentes às atividades;

III. Apreender os valores circunscritos à formação cidadã, convivendo ética e solidariamente com os colegas, docentes e demais segmentos acadêmicos.

 

A UniFIC trabalha no sentido de encontrar como fontes de referência as peculiaridades do corpo discente e as diretrizes da instituição, de tal modo a estimular para que o discente se identifique com a missão e com os objetivos do seu curso e se perceba integrante de uma Instituição cujo foco de atuação deve resultar no exercício de uma profissão fundada na cidadania.

Esse auxílio passa por:

I – uma Secretaria Acadêmica sempre a disposição dos discente e egressos para dirimir dúvidas quanto a notas, faltas, controles de frequência e providenciar documentos referentes à sua situação acadêmica;

II – o discente é informado sobre: o ano letivo; a efetivação, renovação, trancamento, cancelamento e reabertura da matrícula; as transferências; a adaptação; a inscrição em disciplinas optativas; a frequência e o limite de faltas e seu controle; o abono e compensação de faltas; as atividades extraclasses; a dispensa de disciplinas; os requerimentos e recursos; seus direitos e deveres; as férias e o recesso escolar; as formas de avaliação, o cálculo das notas e seus critérios.

III – A UniFIC é ciente do seu papel de preparar o seu discente para que estejam aptos a ingressar no mercado de trabalho, conectando currículo acadêmico, competências, habilidades e interesses pessoais na construção de suas carreiras, que ajude cada um de nossos discentes a sair da faculdade preparado para obter sucesso profissional. A instituição oferece auxílio através do Núcleo de Empregabilidade da UniFIC – NEP/UniFIC e da Coordenação de Acompanhamento do Egresso – CAE.

IV – como política de incentivo à participação em programas de iniciação científica, a Instituição promove a realização de programas de pesquisa, visando ampliar a aprendizagem; extensão, visando prestar serviço à comunidade; acadêmico, visando promover intercâmbio cultural e científico com instituições congêneres, entidades governamentais e órgãos interessados.

V – a UniFIC, por meio de várias ações, facilitará a continuidade de estudos de seus discentes mediante um plano de incentivos financeiros e formas de acesso ao FIES, PROUNI e financiamento próprio. Além disso tem uma política de concessão de bolsas de estudo e descontos diversos.

VII – a Instituição oferece aos discentes um serviço especial de apoio psicológico, destinado à orientação acadêmica no que diz a respeito à vida pessoal. O atendimento é caracterizado por orientações individuais aos discentes encaminhados pelos docentes, Coordenações de Curso ou aqueles que procuram o serviço espontaneamente.

VIII – a UniFIC conta nos seus quadros com Psicopedagogos e Psicólogos para essa tarefa específica.

 

Assim, a UniFIC desenvolveu o Núcleo de Apoio ao Discente (NAD) consiste em desenvolver um trabalho de caráter preventivo, focado no resgate da aprendizagem, ressignificação dos conhecimentos e estímulo à autoestima. Entre as atribuições do NAD, estão:

I – apontar a solução de problemas relacionados à não aprendizagem, enfocando o discente, o docente ou a própria instituição de ensino;

II – oferecer atendimento e acompanhamento sistemático aos trabalhos acadêmicos realizados no espaço da faculdade;

III – sugerir a promoção de encontros para socialização entre docentes, discentes, coordenadores, administradores, direção e grupos de apoio;

IV – dar assistência e acompanhamento psicopedagógicos aos discentes que apresentem dificuldades no desenvolvimento de aprendizagem e em sua interação psicossocial;

V – assistir e orientar discentes gestantes;

VI – assistir e acompanhar discentes que apresentem dificuldade de adaptação no convívio social;

VII – informar a Direção Acadêmica, Coordenador de Núcleo e Gestores de Cursos sobre casos de discentes que ignorem as orientações do NAD; entre outros.

 

No NAD os discentes dispõem atendimento espiritual, a UniFIC realiza ações e abre espaço para outras iniciativas voltadas à dimensão espiritual do discente. Entre as ações já desenvolvidas, destaca-se a disponibilidade nas segundas-feiras de momentos de reflexão em ambiente específico. Ressalte-se que docentes voluntários se disponibilizam para estabelecer o que se denomina de “escuta empática”, realizada de forma individual ou coletiva, de acordo com a manifestação do discente.

Por fim, o NAD – Núcleo de Apoio Discente dispõe de atendimento e orientação de ordem psicológica e/ou psicopedagógica – Núcleo de Apoio Psicológico/Pedagógico – NAPP em relação as questões pessoais, afetivo-emocionais, acadêmicas, profissionais, a favorecer à melhoria do desempenho acadêmico, sob o olhar pessoal e profissional dos discentes, docentes e técnico-administrativos. Sempre com profissionais da área.

 

Psicólogo Responsável:

JOSÉ LOPES TEIXEIRA NETO

(88) 99794-7423