Enter your keyword

O curso visa habilitar profissionais para o exercício da docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio (modalidade normal) e em cursos de educação profissional (na área de serviços e apoio escolar).

Visa desenvolver um pedagogo preparado para planejar, coordenar, executar e avaliar processos educativos, além de produzir, aplicar e difundir o conhecimento científico-tecnológico em contextos escolares e não escolares. Possibilita, também, a atuação na gestão escolar, na educação corporativa e no terceiro setor.

O egresso do curso de Pedagogia poderá atuar como professor na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Cursos Normal de nível Médio e em Cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar.

Além disso, o pedagogo poderá atuar nas áreas de gestão educacional, coordenação e supervisão pedagógica e na orientação educacional de processos educativos nos diferentes níveis da educação básica e em contextos educativos não-escolares.

O campo de atuação do pedagogo está cada vez mais amplo e não mais restrito ao espaço da sala de aula tradicional. Atualmente, observar-se o crescimento da atuação desse profissional em funções como gestor pedagógico em empresas (organizações governamentais e não governamentais), assessor pedagógico em serviços de difusão (museus, centros culturais, bibliotecas) e de comunicação (jornais, revistas, televisão, rádios, editoras). O profissional pedagogo pode atuar, também, em instituições prestadoras de serviços sociais que desenvolvem processos educativos nas áreas de saúde (hospitais, centros de saúde), recreação e lazer (clubes, hotéis e instituições ligadas ao turismo), educação no trânsito (setor de planejamento urbano, transportes), educação social (ONGs, igrejas, entidades sociais), entre outras áreas que necessitem de competências pedagógicas. Essas novas perspectivas exigem profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atuarem em um cenário dinâmico e competitivo. Assim, o novo perfil de pedagogo precisa ser capaz de atuar situando sua prática em uma fundamentação clara, pertinente ao contexto do qual participa e que possa, por meio do desenvolvimento de suas competências, transformar a realidade social na qual atua.

O diploma é de licenciatura

Essa é uma informação importante da dinâmica da  graduação, pois influencia, inclusive, na grade curricular. Os licenciados estão voltados para o ensino e, por isso, precisam ser capacitados nesse sentido.

O curso, além de contar com disciplinas como Literatura Infantil, Sociologia e Psicologia da Educação, também tem matérias voltadas para a docência. Exemplos disso são Alfabetização: Teoria e Prática, Educação de Jovens e Adultos e Didática.

Há mercado de trabalho dentro e fora da escola

Já que essa parece ser uma área tão voltada para o ensino, para quê serve a faculdade de Pedagogia em outros contextos, afinal? A resposta é: para muita coisa!

Existem caminhos profissionais para os egressos desse curso em locais como museus, editoras, projetos de terceiro setor e até mesmo hospitais.

A taxa de empregabilidade da área é alta

“Quem faz faculdade de Pedagogia é o quê?”. Se você já anunciou que pensa em fazer esse curso, provavelmente já ouviu a pergunta com uma certa desconfiança. Mas a verdade é que os pedagogos estão em uma situação muito melhor que outras profissões.

De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), quase 95% dos profissionais da área estão empregados. Uma excelente notícia em tempos de crise.

FRANCISCO IVO GOMES DE LAVOR

E-mail: ivodilavor@gmail.com

Telefone: (88) 98117-8447