Enter your keyword

RANCHO TERRA NOVA: SÍTIO BARREIRAS DOS PINHEIROS

FAZENDA MODELO CAMPUS EXPERIMENTAL DA UniFIC

 

A UniFIC possui um claro plano para o desenvolvimento de suas atividades educacionais no município de Iguatu. Sua visão é alcancar toda a Região Centro Sul do estado do Ceará com uma educação transformadora e inserida no princípio do desenvolvimento humano e sustentável. Visando sua expansão e missão a UniFIC adquiriu  terreno localizado no Sítio Barreiras dos Pinheiros (Anexos), cuja área total é de 20,21 ha (vinte hectares e vinte e um ares), a fim de construir suas instalações próprias. A área possui uma extensão de três quilometros e largura variando de 300 metros (início) e 250 metros (final). No imenso terreno grande parte é  utilizado pela UniFIC para seu projeto: “RANCHO TERRA NOVA: SÍTIO BARREIRAS DOS PINHEIROS – FAZENDA MODELO CAMPUS EXPERIMENTAL DA UniFIC”, denominada abreviadamente de  “Fazenda Modelo Campus Experimental”. Unidade sustentável e socialmente abrangente. Com ama visão ecológica e de sustentabilidade a unidade tem reproduzido mais de 20 plantas nativas, incluindo a oiticica que é uma planta da família Chrysobalanaceae, endêmica na caatinga e na vegetação típica da faixa de transição entre o sertão semi-árido do Nordeste e a região Amazônica.  Nesse local a IES já iniciou a construção de instalações e preparação de espaços necessárias para a implantação do Curso de Veterinária e a realização de vários projetos de extensão. Uma rápida descrição faz ver a magnitude do projeto da IES e sua capacidade de agregar ensino, pesquisa e extensão com a visão social e de sustentabilidade.

A área tem cerca de 202 mil metros quadrados (anexo). No terreno existem várias benfeitorias. Uma casa com cerca de 300 metros quadrados e duas vezes isso de área livre ao redor, configurando-se como sede da Fazenda. Uma instalação para habitação de caseiro. Um almoxarifado coberto e fechado com cerca de 120 metros quadrados e áreas cobertas ao redor com cerca de 50 metros quadrados. Uma instalação para 4 baias para animais de grande porte, cada uma com cerca de 16 metros quadrados, duas ocupadas por cavalos pertencentes à Fazenda. Um amplo pasto que abriga a caprinocultura com cerca de 70 animais. Também possui áreas cercadas para a avicultura com aproximadamente de 100 aves. Uma pocilga e uma forrageira.  Algumas áreas delimitadas por telas aguardam a implementação de novas atividades produtivas.

No área do plantio a Fazenda Modelo Campus Experimental conta com um contigente de 10 famílias de moradia próxima que trabalham no terreno  como forma de integração social e desenvolvimento sustentável. Sendo um projeto querido da IES. Planta-se várias frutas como goiaba (120 pés), graviola (120 pés), maracujá, acerola (60 pés), mamão e amplos coqueiros completando a fruticultura O projeto mantém ainda campos de plantio de milho, feijão, pimentão, cebolinha, coentro, alface, pimenta, couve mantega que são de fácil venda na área urbana adjacente. Mantém área de capineira reservada. Todas essas áreas contam com um sistema de irrigação autossustentável.

A área é de boa  água  fazendo jus ao nome do município (Iguatu é na língua dos habitantes Quixelos, Água Boa). Possui quatro poços artesianos e 3 amazonas, cavados com água brotando com cerca de 6 metros de perfuração, sendo água pura e mineral. A água abastece a casa de 300 residências locais, famílias de trabalhadores rurais, necessidades do desenvolvimento do plantio e da criação animal. As instalações  já vem sendo preparadas para a breve implantação do curso de Veterinária da UniFIC. O local servirá para  aulas de campo e  novos animais serão adquiridos visando  atender de forma satisfatória a implantação do curso de acordo com a legislação vigente e pedidos do seu NDE. As fotos abaixado alencadas dão uma vista da Fazenda Modelo Campus Experimental da UniFIC e de sua futura sede.