Enter your keyword

Para Macedo (1990) a Biblioteca é o espaço de “educação de usuários”. Assim, devem ser espaços que possam alcançar as pessoas com interatividade, mobilidade e criatividade, estando equipadas para possibilitar o acesso e uso da informação de forma crítica e reflexiva a fim de possibilitar a construção de conhecimento. A Biblioteca das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC tem proposições nessa perspectiva e se apresenta como uma ferramenta de propulsão do saber.

Na era digital, as Bibliotecas têm como pré-requisito a reorganização de sua missão, instalações e serviços para se manter em ritmo rápido e desenvolvimentos adequados às mudanças originadas pelo ambiente digital. É por isso que possui um acervo diversificado e uma proposta de serviço que possibilita a circulação de informações.

A Biblioteca da UniFIC prevê a expansão de suas atividades para atender às diferentes necessidades e especificidades de demandas tradicionais e emergentes no contexto da sociedade contemporânea onde está inserida.

Diante do crescimento de redes colaborativas, as bibliotecas precisam repensar a maneira como disponibilizam seus serviços. E se faz oportuno exercer a função de mediadora, em qualquer circunstância; assumir o papel de gestora do conhecimento por meio de seus servidores e serviços. Como ambiente de acervo do conhecimento próximo ao seu público alvo e da sociedade, viabilizará a informação e o saber, criando condições de acesso e uso inteligentes.

De acordo com o Regimento Geral:

Art.73. A Biblioteca, órgão de apoio suplementar da Faculdade, tem como funções a promoção e a gestão da infraestrutura documental, bem como a disseminação da informação a fim de contribuir para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Art.74. Os serviços da Biblioteca são coordenados por bibliotecário legalmente habilitado e por auxiliares.

Art.76. A Biblioteca funcionará durante períodos compatíveis com as atividades acadêmicas e previstos em ato específico da Direção Acadêmica, dentro das seguintes especificidades:

I – A Biblioteca terá funcionamento de segunda a sexta, das 7h30min às 12h e das 14h às 22h. Aos sábados, das 7h às 16h.

II – Os livros tombados da biblioteca serão disponibilizados ao corpo docente e para os decentes devidamente matriculados, ficando livre a consulta ao público.

Atualmente a Biblioteca dispõe de milhares de livros físicos e um acervo virtual de mais de 10 mil exemplares atualizados e com o conceito 05 no MEC.

Responsáveis
Andrea Ruth Machado Silva Crb 3 – 1381
Contato: (88) 99634-6097