Enter your keyword

A Fisioterapia é a ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais. O profissional Fisioterapeuta deve ter como características, o zelo pela saúde individual ou coletiva, criatividade, disposição física e interesse pelo corpo humano e estar sempre em constante atualização.

O egresso deste curso deverá ter os conhecimentos e técnicas necessárias para prevenção e reabilitação fisioterapêuticas, em nível individual ou coletivo, estando apto a integrar uma equipe multiprofissional para restaurar capacidades funcionais e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente, atuando nas mais diversas especialidades:

Acupuntura

Ergonomia e Preventiva

Fisioterapia Aquática

Fisioterapia Cardiovascular

Fisioterapia Dermatofuncional

Fisioterapia do Trabalho

Fisioterapia em Osteopatia e Quiropraxia

Fisioterapia em Saúde Coletiva

Fisioterapia em Saúde da Mulher

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Fisioterapia Esportiva

Fisioterapia Neurofuncional

Fisioterapia Oncofuncional

Fisioterapia Respiratória

Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Reabilitação do Sistema Vestibular

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que regulamenta a profissão de fisioterapeuta no Brasil, a Fisioterapia é uma ciência que foca no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação de quem tem algum distúrbio de movimento ou funcionamento dos sistemas corporais ou órgãos. Isso envolve qualquer doença ocasionada por trauma, enfermidade ou condição genética, além de considerar aspectos sociais e psicológicos.

  • Saúde Preventiva – Propõe exercícios para corrigir postura, relaxar os músculos, alongar antes e depois do trabalho. O intuito deste tratamento é prevenir lesões, diminuir a tensão muscular e amenizar os sintomas de doenças articulares.

  • Fisioterapia do Trabalho – Orienta as pessoas em como prevenir e manter a saúde em seus ambientes de trabalho. Elabora programas de ginástica laboral.

  • Fisioterapia Desportiva – Acompanha equipes esportivas em competições. Realiza avaliações funcionais periódicas e propõe tratamentos de prevenção e recuperação de lesões musculares.

  • Indústria de Equipamentos – Desenvolve e testa novos equipamentos utilizados na fisioterapia clínica.

  • Ortopedia e Traumatologia – Atende pacientes com traumas, fraturas ou luxações.

O fisioterapeuta é quem cuida da recuperação de pacientes no que diz respeito aos seus movimentos. Ele atua tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares.
Antes de definir como serão realizadas as sessões de fisioterapia, o profissional deve realizar um diagnóstico fisioterapêutico. Para isso, analisa exames e laudos médicos, além de observar os movimentos do paciente e identificar os possíveis pontos de dor.

LUIZ PAULO DA PENHA FERINO

E-mail: luizpauloferino@hotmail.com
Telefone: (88) 999140907
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6735645961960140