Enter your keyword

 

O Curso de Bacharelado de Direito das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC se vincula ao processo de promoção do desenvolvimento e do bem-estar da sociedade local e regional a partir de um ensino jurídico de excelência que assegure formação geral e humanística, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, capacidade de argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, além do domínio das formas consensuais de composição de conflitos.

O Curso de Direito da UniFIC possui carga horária referencial de 3.900 (três mil e novecentas) horas, acrescida de 740 (setecentos e quarenta) horas destinadas às atividades complementares e de prática jurídica, sendo 440 horas de prática jurídica e 300 de atividades complementares, perfazendo uma carga horária total de 4.640 (quatro mil seiscentos e quarenta horas), distribuídas em, no mínimo, 10 (dez) semestres, correspondentes a 05 (cinco) anos, e, no máximo, em 14 (quatorze) semestres, respeitando-se a carga horária, atendendo-se, os 20% (vinte por cento) previstos na Resolução CNE/CES nº 5, de 17 de dezembro de 2018, devidamente estabelecidos e detalhados no Projeto Pedagógico do Curso. A carga horária total do Curso de Direito das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC, obedecerá o regime seriado, por sistema de crédito ou por módulos acadêmicos, atendidos os tempos letivos fixados na Lei nº 9.394/96, dimensionada em, no mínimo, 200 (duzentos) dias de trabalho acadêmico efetivo, em 02 (dois) semestres letivos/ano.

Além da excelência do ensino jurídico, a UniFIC prioriza uma formação profissional pautada em valores éticos e no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. Para tanto, as práticas pedagógicas do curso primam pela interdisciplinaridade e articulação de saberes para tornar o nosso aluno apto a resolver qualquer conflito que necessite ser dirimida pelo Direito.

O Curso de Direito da UniFIC foi reorganizado para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Direito (Resolução CNE/CES nº 5/2018). Nesse sentido, orienta-se para uma prática jurídica ordenada em disciplinas autônomas, com ênfase na qualidade do raciocínio jurídico e metodologias participativas no processo de ensino-aprendizagem, para proporcionar referencial ao bacharel em Direito para compreender o fenômeno jurídico e sua operacionalização prática.

As metodologias de ensino-aprendizagem adotadas no Curso, pautadas em métodos participativos, contribuem para a regionalização do Curso, a partir da articulação de conteúdos ligados à realidade regional e de uma postura reflexiva e crítica que fomentem a capacidade e a aptidão para a aprendizagem, autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício do Direito, à prestação da justiça e ao desenvolvimento da cidadania.

Através de nosso curso de Direito, o discente tem a possibilidade de preparar-se para seu futuro profissional no campo jurídico, assim, poderá prestar advogar, prestar concurso para as carreiras de Magistrado, Defensor Público, Promotor de Justiça, Delegado de Policia, Analista dos Tribunais de Justiça, assim como estará apto a seguir as carreiras de Magistério Superior, dentre outras incontáveis possibilidades de campo de trabalho oferecidas em decorrência da necessidade de profissionais bacharéis em Direito.

 

1 — É um dos cursos mais antigos do Brasil

As primeiras faculdades de Direito começaram a funcionar no início do século XIX, em 1827, e os locais escolhidos foram os estados de Pernambuco e São Paulo. Até hoje as instituições continuam recebendo alunos.

A Faculdade de Direito do Recife está vinculada à Universidade Federal de Pernambuco e a Faculdade de Direito de São Paulo é parte da Universidade de São Paulo. Ambas são instituições públicas.

2 — Tem muito conteúdo teórico

Além das disciplinas base como Sociologia e Antropologia, para você entender bem o Direito precisa conhecer as leis e elas são várias. Entender a Constituição, os códigos de Processo Penal, Civil e Administrativo, ler petições e requerimentos é uma rotina necessária. Enfim, são muitos assuntos que exigem um bom nível de leitura.

3 — Exige facilidade com a escrita

Assim como a leitura é importante, a escrita segue junto com ela. Durante o curso você vai ter provas dissertativas, escrever processos e discorrer argumentações de defesa ou acusação em forma de texto. Desse modo, dominar o português é algo essencial, caso contrário você terá dificuldades em se expressar e fazer suas ideias serem compreendidas.

4 — Tem muito debate e apresentações em público

Durante todo o curso de Direito você precisará escrever, porém o embate oral é igualmente necessário. Saber argumentar de maneira rápida, ter segurança para defender um ponto de vista e controle emocional para lidar com conflitos é algo trabalhado durante os debates e as apresentações.

 

HELMO ROBÉRIO FERREIRA DE MENESES

E-mail: helmomeneses@gmail.com

Telefone: (88) 997131178

Núcleo de Prática Jurídica – NPJ

 

O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC, tem por finalidade a qualificação de seus alunos para o desempenho profissional da advocacia e das mais diversas profissões jurídicas.

Os trabalhos executados no NPJ constituem a aplicação do conhecimento teórico adquirido no decorrer do curso de Direito nas atividades práticas, com a finalidade de adquirir uma postura  profissional ética vinculada ao exercício jurídico e humanístico, na defesa da liberdade e dos direitos humanos fundamentais dos cidadãos.

Corpo Docente do NPJ:

Glauber Iure Cardoso de Menezes Silva

(Coordenador do NPJ e Orientador da disciplina Prática Jurídica I – Atividades Simuladas).

Advogado, inscrito na OAB/CE nº 26.359, graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós – graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Pós – graduado em Direito Previdenciário e Trabalhista pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Por mais de uma década trabalhou na formulação e revisão de contratos imobiliários e bancários em empresas do setor privado.  Foi professor de Direito Empresarial do Instituto de Educação Superior do Ceará.

Danilson de Carvalha Passos

(Orientador da disciplina Prática Jurídica I – Atividades Reais).

Advogado, formado em Direito pela Universidade Regional do Cariri, Campus Crato, ex-assessor jurídico do Município de Jucás/CE, ex-assessor jurídico do Município de Antonina do Norte/CE, ex-assessor jurídico do Município de Aiuaba/CE, ex-assessor jurídico da Câmara de Vereadores do Município de Cariús/CE, ex-assessor jurídico da Câmara de Vereadores do Município de Icó/CE, ex-assessor jurídico da Câmara de Vereadores do Município de Iguatu/CE,  atual Procurador Geral do Município de Quixelô/CE, assessor jurídico do Município de Cariús/CE, e atual Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/CE, Subseção Iguatu/CE.

Ednelton Helejone Bento Pereira

(Orientador da disciplina Prática Jurídica I – Atividades Simuladas).

Possui Mestrado pela UFCG, especialista em Direito Constitucional pela URCA, é advogado, sócio do escritório Bento & Pereira Advogados com atuação em diversas áreas e destaque para a advocacia: Eleitoral, Municipal e Administrativa. Atual presidente da OAB Subseção de Cajazeiras, membro da Comissão Nacional da Advocacia Municipalista, foi conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PB, foi também procurador Geral do município de Cajazeiras.

Núcleo de Práticas Jurídicas Digital

A UniFIC oferece também por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso Graduação em Direito, orientação online e gratuita, nas áreas de: penal e violência doméstica; civil e consumidor; trabalhista e família.

O formulário está vinculado a uma das áreas de atuação dos advogados e professores, assim verifique a qual área específica está vinculado o seu caso, por exemplo, se o seu caso for sobre algum tipo de questão que envolva crime ou violência doméstica, deverá utilizar o formulário da ÁREA PENAL.

Já se sua dúvida está relacionada a questões trabalhistas (emprego), tais como: rescisão/demissão e suspensão de contrato de trabalho, recebimento de férias, 13º salário e outros, você deverá acessar o formulário da ÁREA TRABALHISTA.

Caso a sua dúvida esteja relacionada a condomínio, aluguel, usucapião, posse, indenização, consumidor, como compra de produtos, garantia, defeitos nos produtos, serviços; e outros, acesse o formulário da ÁREA CÍVEL.

E, se sua dúvida for relacionada a questões de pensão alimentícia, guarda de filhos, divórcio, partilha de bens, inventário e outros, acesse o formulário da ÁREA DE FAMÍLIA.