Enter your keyword

O curso de Bacharelado em Administração da UniFIC terá como compromisso formar profissionais capaz de agregar valor ao mercado, que mostra ser exigente e competitivo no que se refere ao conhecimento e força de trabalho no ambiente sistêmico, valorizando as habilidades como: trabalho em equipe, capacidade de liderar, resolução de conflitos, planejamento estratégico se tomando profissionais capazes de atuarem de forma multifuncional, interdisciplinar. O curso ao entrar em vigor tem o objetivo geral de formar administradores capazes de gerencia os instrumentos quantitativo e qualitativo, sendo capaz de planejar, organizar dirigi e controlar, considerando sempre os fatores econômico, social e ambiental.

Assim, o curso de Bacharelado em Administração das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC atenderá uma lacuna ainda presente no mercado de trabalho e na economia loco-regional, com os seguintes objetivos específicos:

1)Consolidar o curso no mercado, projetando um efeito multiplicador decorrente da possível implantação de Incubadoras Tecnológicas associadas à Faculdade ampliando a longevidade das futuras organizações.

2)Criar condições atitudinais e técnico-procedimentais para a compreensão da importância da visão e do raciocínio estratégico do futuro gestor na definição e implementação dos princípios da administração e da gerência.

3)Estimular o conhecimento, compreensão através das modernas técnicas aplicado a gestão;

4)Proporcionar aos discentes instrumentos, métodos e técnicas que permitam lhes desenvolver sua profissão, estimulando a liderança, comportamento ético.

5)Desenvolver atividades técnicas extracurriculares, fomentando maior solidez na formação dos acadêmicos, proporcionando assim entrada dos mesmos no mercado de trabalho;

6)Proporcionar a capacitação de profissionais de alto nível, através das metodologias usadas;

7)Gerar reflexos positivos para a formação de um novo pensar, aonde a criticidade, a criatividade e o empreendedorismo constituir-se-ão elementos básicos para alavancar o desenvolvimento da região;

8)Orientar os acadêmicos sobre a educação continuada, aprofundando sua formação por meio de cursos de pós-graduação, pesquisa e extensão;

9)Moldar o acadêmico para atuar de forma ética e responsavelmente no exercício profissional;

O Curso de Graduação em Administração deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo a adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.”

Dessa forma, o perfil profissional assim delineado está em correspondência, simultaneamente, com a evolução e tradição da profissão, e com o alargamento de possibilidades de inserção no mundo do trabalho que tem ocorrido nos últimos anos. Este perfil se constituirá mediante conhecimento geral e contextualizado, atento às demandas locais, regionais, nacionais e internacional e às possibilidades do curso ofertado pelas Faculdades Integradas do Ceará UniFIC.

O perfil profissional flexível e adaptativo às novas circunstâncias de atuação da profissão com capacidade de trabalho em ampla performance, interpretar contextos regionais e intervir em todo o território nacional. A formação é plena com habilitação profissional, visando principalmente a sólida formação técnica, prática e humanista.

Caracteriza-se por sua orientação empreendedora, voltada à identificação e solução de demandas da sociedade por meio do emprego de ferramentas que fundamentam o exercício de sua atuação profissional.

O profissional egresso deve caracteriza-se como empreendedor, intraempreendedor, capaz de identificar solução e demandas posta pela sociedade,  por meio do emprego de conceitos sólidos e de ferramental atualizado, como fundamento para o exercício de sua atuação, em qualquer área.

A carreira de Administração apresenta uma peculiaridade em relação às demais profissões: é dinâmica e constantemente agrega novos campos de atuação ao seu escopo, o que dá maior flexibilidade ao currículo.

Além de atuar em Administração Financeira, Administração de Material, Administração Mercadológica/Marketing, Administração da Produção, Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos, Orçamento, Organização e Métodos e Programas de Trabalho e outros campos conexos, os administradores vêm exercendo suas funções em outros campos, a exemplo de: Administração Esportiva, Administração em Saúde, Comércio Exterior e Logística, Mediação e Arbitragem, Perícia Judicial, Recuperação de Empresas e tantas outras que vêm sendo abraçadas pelos profissionais com o crescimento do mercado de trabalho.

09 de setembro é o “Dia Nacional do Administrador”, por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. Sendo um dos cursos mais buscados no Brasil, por vários anos consecutivos, a Administração liderou o ranking das formações de nível superior com o maior número de alunos matriculados.

A Administração é um curso de humanas, embora englobe conceitos importantíssimos das ciências exatas. A justificativa para essa resposta é que o administrador tem como foco melhorar o desempenho do negócio em que trabalha ou presta serviços. Para isso, ele trabalhará não só com recursos financeiros, mas também, com pessoas, coordenando equipes.

As teorias da Administração são baseadas no comportamento humano, considerando que toda e qualquer empresa só funciona porque nela há pessoas comprometidas a cumprirem com suas funções. Cabe ao administrador buscar um entrosamento entre todos os aspectos que compõem um negócio, ou seja, entre pessoas, recursos, materiais e estruturas.

MESTRE WENDELL DE ALMEIDA LACERDA

E-mail: wendelldealmeidalacerda@gmail.com

Telefone: (83) 99634-9064