Enter your keyword

O curso de Arquitetura e Urbanismo emprega uma formação ampla na elaboração de projetos de construção. Nossos alunos são preparados para planejar, pensar, traçar e fiscalizar a execução de espaços internos e externos, sejam eles de paisagismo, urbanismo, interiores residenciais, comerciais, corporativos dentre outros. Eles também são capacitados para trabalhar com o desenvolvimento criativo em relação ao espaço urbano. O mercado de trabalho é movimentado na área. Em nosso país, além das obras de infraestrutura, o setor imobiliário continua em crescimento graças ao turismo, a busca pela moradia própria e o desenvolvimento das cidades. Há boas oportunidades para arquitetos e urbanistas em pequenas cidades do interior de maneira geral que estão em desenvolvimento construtivo.

O curso bacharelado em Arquitetura e Urbanismo tem duração de 5 anos (10 períodos). O objetivo é apresentar aos nossos alunos estudos aplicados de temas, que vão desde a introdução a projetos de arquitetura de maneira macro, urbanismo e paisagismo até estudos de sistemas estruturais e topográficos, com foco na sustentabilidade, qualidade técnica e executiva. Nossas aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo ensinam sobre construções e organizações de casas, prédios, edificações, de acordo com critérios de estética, conforto e eficiência energética, e funcionalidade. No campo do Urbanismo, são apresentadas disciplinas sobre o planejamento do crescimento de cidades e bairros, bem como o desenvolvimento dos mesmos. Nossos alunos são preparados para propor o uso mais racional dos espaços públicos e privados.

Um grande leque de atividades é atribuído ao profissional de arquitetura e urbanismo, que deverá responder de forma adequada às diversas situações a ele colocadas.

Fundamentalmente destacam-se a concepção, desenvolvimento, coordenação, supervisão e orientação de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Dessa forma, o arquiteto e urbanista atua no ambiente, seja no espectro da arquitetura de interiores, na arquitetura propriamente dita, no desenho da cidade e da paisagem, no planejamento urbano, regional, na proteção e conservação de edificações e áreas urbanas protegidas. Compete também ao arquiteto e urbanista, direção, execução e fiscalização de obras, assessoria e consultoria técnica relativas ao espaço.

A atuação de um arquiteto e urbanista pode ir muito além do setor da construção civil. Esse profissional pode, até mesmo se relacionar a áreas do cinema, cenografia, desenho industrial e publicidade. Uma das possibilidades de atuação desse profissional é a Comunicação Visual. Seguindo essa carreira, o profissional atuará no planejamento e criação da identidade visual de uma empresa ou demais áreas urbanas. Esse arquiteto deverá lidar com diversas questões visuais urbanas, como por exemplo:

Poluição;

Sinalizações urbanas;

Monumentos históricos;

Patrimônios resguardados, entre outros.

Arquitetura existe desde a pré-história. Mas foi na antiguidade clássica, com gregos e romanos, que ela passa a ganhar extrema importância. A arquitetura grega até hoje é lembrada pelo seus pilares e seus templos. A arquitetura também já foi símbolo de religiosidade. Tanto que na Idade Média, o que mais se destacaram na arquitetura, foram as catedrais sempre apontando em direção aos céus. Porém, com a reforma protestante, se desvinculou a arquitetura da religiosidade, tendo uma retomada dos valores clássicos por meio do classicismo e do humanismo. E hoje, busca a melhor maneira de se integrar o ambiente às atividades humanas, desde a pintura interna de casas até o teto solar, para a captação de energia mais limpa, tornando o processo mais ecológico.